quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Coelhos Lionhead, Mini Fuzzy, Fuzzy Lop, Teddy Dwerg, Lionhead Lop


A história do surgimento da raça de mini coelhos Lionhead (Mini Leões com juba), é controvertida.
Existem pelo menos três hipóteses relatadas, mas a versão mais aceita, por ser mais consistente, é de que surgiram em uma criação de Angorás anões, de criadores europeus, onde ocorreu uma mutação que reduzia os pelos da parte superior dos coelhos. Esse gene foi, acidentalmente, espalhado entre angorás anões.
A mutação fez surgir uma nova raça de coelhos anões com jubas. É considerada a principal mutação em coelhos, ocorrida desde 1900. Tornou-se extremamente popular, e já é uma das raças mais criadas no mundo.
São coelhos extremamente dóceis, amigáveis e inteligentes. Como resultado de cruzamentos com outras raças anãs, ocorreu a multiplicação das cores, que não param de aumentar. Seu peso médio é em torno de 1,2 a 1,6 quilos. São tanto mais valorizados quanto menor o seu porte.
A Associação de criadores da Inglaterra reconheceu a nova raça em 2002. Apenas na convenção da ARBA – AMERICAN RABBIT BREEDERS´ASSOCIATION de 2004 foi apresentada como uma nova raça nos E.U.A., quando foram oficializadas apenas 5 cores.
Cruzamentos com Jersey Wooly, Mini Rex, Polish, Britania Petite, Hermelim, Netherland Dwarf, Dutch, e outros, contribuíram para multiplicar cores e características, que fizeram com que a ARBA reconheça, hoje, cerca de 60 cores. Sólidas, sombreadas, bicolores e até tricolores.


A raça de coelhos de orelhas caídas, chamada Minilop, teria surgido nos Estados Unidos, embora essa afirmativa seja controvertida, em decorrência de outros relatos que tentam explicar a sua origem. No Brasil, erroneamente, chamam de Minilop, todos os coelhos com orelhas caidas.
Existem na verdade várias raças de coelhos de orelhas caidas, que são apresentadas nas páginas deste site: English Lop, French Lop, German Lop e Holland Lop, alem do Minilop. O Minilop, embora o nome possa sugerir algo menor, é maior que o Holland Lop.
Sugerimos que o visitante veja as diferenças entre as raças apresentadas em Padrões das Raças, onde verá características semelhantes e diferentes entre eles.
O Minilop é muito parecido com o French Lop, German Lop e Holland Lop. O que o diferencia dos demais é o tamanho. É maior que o Holland Lop e menor que o French Lop e um pouco menor que o German Lop
Acredita-se que tenha surgido de cruzamentos, nos quais o German Lop e o French Lop  tenham contribuido para o seu desenvolvimento, como foi  o caso do Holland Lop, este considerado um coelho anão.
Relatos afirmam o seu surgimento na Alemanha, a partir do cruzamento do  German Lop com os coelhos chinchila. Seus criadores buscaram reduzir o tamanho e peso em relação ao German Lop, que era em torno de 3,6 quilos. Hoje o padrão da raça é em torno de 2,5 quilos.
A raça foi reconhecida pela ARBA – AMERICAN RABBIT BREEDERS´ASSOCIATION. Em 1974.
É um animal muito dócil, amigável, alegre e inteligente. São encontrados em uma variada gama de cores, sólidas, sombreadas, bicolores e até tricolores.  

Teddy Dwerg Características: orelhas em pé pequena, pelagem densa.
Raça introduzida no Brasil recentemente,são entregues com  Pedigree. 
Coelho Anão sendo considerado um  dos menores coelhos do Mundo com pelagem densa.
Cores: Pelagem com marcação holandesa metade/metade, cores sólidas, olhos castanhos e azuis.
Dica: Orelhas bem curtinhas e pelagem densa a grande qualidade no padrão dessa raça.
Origem: Alemanha
Peso: 950 Gr à 1,2 kg 


A raça de mini coelhos Lionhead Lop, está em seu desenvolvimento inicial. Ainda não foireconhecida pela ARBA - AMERICAN RABBIT BREEDER´S ASSOCIATION, a instituição mais acreditada internacionalmente, no reconhecimento das raças e definição dos padrões e características aceitos das raças reconhecidas.
Mas seus criadores de todo o mundo, que se multiplicam, trabalham pelo seu reconhecimento, que já ocorreu em comitês de vários países da Europa. Hoje já são encontrados dezenas de sites de criadores da raça, com fotos dos padrões e características mais aceitos.
A historia de seu surgimento, como de outras raças, também é controvertida.  A maioria dos criadores, acredita que sejam fruto do cruzamentos de mini coelhos das raça Holland Lop  com Lionhead (Mini Leões). Outros relatos afirmam que surgiu na Europa, inicialmente na Suíça e Bélgica, Estes outros acreditam  ser resultado do cruzamento de um Swiss Fox com um belga anão.
Sua entrada nos E.U.A. se deu apenas em 1999. Pela sua história muito recente e características, apresentamos em separado das outras raças Lop tradicionais.
São coelhos extremamente dóceis, amigáveis, e inteligentes. Os cruzamentos realizados, tem produzido uma grande variedade de cores de Lionheads Lop, similares aos Lionhead, com a diferença nas orelhas, que são longas e caídas como dos Lop, e a ocorrência de juba e pelagem mais espessa, em todo o corpo.
Seu peso é similar aos Holland Lop e Lionhead, em torno de 1,2 a 1,6 quilos..

Um comentário: